Pesquisar

Caprichosos de Pilares faz aniversário hoje


Notícia, Redação, Rio de Janeiro, 19/02/2013 21:37

Caprichosos de Pilares hoje completa de 64 anos inesquecíveis carnavais. E não à toa, a agremiação de cores azul e branco se tornou simpática a todos. Afinal de contas, além da irreverência, sua marca registrada, em seus desfiles e sambas-enredo falou por nosso povo, por exemplo, pedindo Diretas Já, reclamando da inflação, fazendo críticas aos políticos (“Tantas loucuras/ Dos ministros, ‘Os Trapalhões’ – Carnaval de 84).

Fundada por Oscar Lino (o Seu Oscar), Dagoberto Bernardo (o Beto Limoeiro), Valter Machado, Tia Alvarinda e Athayde Pereira, a Azul e Branca de Pilares passeou pelo Brasil, reconhecendo o sabor diferenciado de nossa culinária, o sucesso de nossa música, o carisma de nossa “Gente humilde” (Carnaval de 2011).

Ainda contou muito sobre nossa história: “Invasão holandesa na Bahia” (1960), “Império de D. Pedro II” (61), “A transmigração da Família Real” (66), “A Revolução dos Alfaiates da Bahia” (69), “Aclamação da Princesa Isabel” (70), “Aclamação e Coroação de D. Pedro I” (73)”, entre outros importantes momentos.

A Caprichosos fez ecoar o desejo de cada brasileiro (“Na agonia, com a corda no pescoço” – Carnaval de 84), que sempre clamou por um país independente (“Brasil, meu Brasil/ Com ‘S’ fica bem mais forte” – Carnaval de 86), com a valorização, acima de tudo, de sua cultura (“Meu hino, minha verdade/ A feijoada e o vatapá” – carnaval de 86). E claro, sempre que possível, “Cansado de ser enganado/ Papo furado e demagogia”, lembrou que,apesar de ser um povo reconhecidamente pacífico, estava de olho no Congresso (“Seu deputado, eu votei/ Agora posso exigir/ Quero ver você cumprir” – Carnaval de 1987).

E foi também de alguma forma, por tudo isso, que este ano a escola levou para a Avenida o enredo “Fanatismo: Enigma da mente humana”. Porque, conhecendo a Caprichosos não há como não ser fã de sua trajetória. Assim sendo, esta noite, a partir das 20h, reúna-se à família de Pilares em sua quadra – na Rua Faleiro, nº 1 (embaixo do Viaduto Inhaúma-Pilares) - a fim de ajudá-la a soprar as velinhas dos 64 anos de glórias. O departamento feminino preparou um bolo caprichado, pode apostar.

Parabéns, Caprichosos!!!




Links importantes

O Samba na Mídia